ONU promete "solução transparente e confidencial" para escolha de autoridade executiva na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) – A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), prometeu aos Líbios "uma solução de trabalho que garantirá a transparência e a confidencialidade" a fim de finalizar as discussões sobre o mecanismo unificado de seleção dos quadros da nova autoridade executiva na Líbia.
O anúncio foi feito pela chefe da MANUL, Stephanie Williams, nesta quinta-feira aos Líbios no termo duma segunda reunião virtual do segundo ciclo do Fórum do Diálogo Político Inter-Líbio, em Túnis, lê-se num comunicado.
A garantia foi dada em resposta às preocupações e dificuldades levantadas pelos participantes relativamente à utilização dos instrumentos de inquérito digitais para os mecanismos de seleção da autoridade executiva”, segundo este documento publicado nesta quinta-feira pela MANUL.
A instituição reiterou “a necessidade de se avançar rapidamente no processo de diálogo.”
Durante a segunda reunião virtual da segunda série do Fórum de Diálogo Político Líbio (LPDF) convocada quarta-feira última, os participantes continuaram discussões e fizeram sugestões sobre as modalidades de seleção da autoridade executiva unificada para executar o período preparatório conducente às eleições nacionais, agendadas para 24 de dezembro de 2021, precisou o documento.
No seu discurso de encerramento, Williams lembrou aos participantes a necessidade de progredirem com o processo, sublinhando que “a situação na Líbia continua frágil e perigosa."
Descreveu a Líbia como um país exposto a uma diminuição do nível de vida associada a um défice de serviços, bem como a uma deterioração económica e a uma grave crise bancária e a divisões no seio das instituições soberanas e financeiras.
Acrescentou que isto afeta diretamente os Líbios médios, dos quais um número recorde precisa agora duma ajuda humanitária.
-0- PANA BY/JSG/FK/DD 26nov2020