Agência Panafricana de Notícias

ONU promete cooperar na busca de 4 Congoleses desaparecidos na RDC

Kinshasa, RD Congo (PANA) – As Nações Unidas prometeram cooperar para encontrar os quatro cidadãos congoleses desaparecidos a 12 de março de 2017 com dois peritos onusisinos, cujos corpos foram descobertos segunda-feira última na periferia da cidade de Kananga, na província de Kasai-Central, no centro-sul da República Democrática do Congo (RDC), delarou o Secretário-Geral da organização universal, Antonio Guterres.

« Exorto as autoridades congolesas a continuarem as buscas para encontrar os quatro cidadãos congoleses que acompanhavam os dois peritos. As Nações Unidas darão a sua cooperação para o efeito », sublinhou Guterres num comunicado transmitido sexta-feira à PANA.

Ele declarou-se igualmente entristecido pela morte de Michael Sharp (Estados Unidos) e de Zaida Catalan (Suécia), membros do grupo de peritos sobre a RDC, que, segundo ele, perderam a vida num esforço para compreender as causas dos conflitos e da insegurança neste país a fim de ajudar as partes em conflito a fazerem as pazes no país e com a sua população.

Ele transmitiu as suas condolências às famílias enlutadas, aos seus próximos e colegas desejando que as autoridades congolesas realizem um inquérito completo sobre este incidente.

« As Nações Unidas realizarão igualmente um inquérito. Em caso de atos criminosos, as Nações Unidas farão o seu possível para que a justiça seja feita », afirmou o Secretário-Geral da ONU.

-0- PANA KON/BEH/IBA/FK/DD 2abril2017