Agência Panafricana de Notícias

ONU promete ajudar Nigéria na luta contra terrorismo

Dakar, Senegal (PANA) – O representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a África Ocidental, Saïd Djinnit, anunciou, sexta-feira em Dakar, negociações mais avançadas com a Nigéria para ajudar este país a lutar contra o terrorismo.

No termo da 26ª reunião dos chefes das missões de manutenção da paz da ONU na África Ocidental, realizada na capital senegalesa, Saïd Djinnit prometeu a participação das Nações Unidas no esforço internacional para encontrar as cerca de 230 raparigas sequestradas pela seita islamita Boko Haram num liceu no norte da Nigéria.

Segundo o chefe do Escritório das Nações Unidas para a África Ocidental (UNOWA), o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, já discutiu o assunto com as altas autoridades nigerianas, nomeadamente o Presidente Goodluck Jonathan, e as discussões vão se prosseguir nos próximos dias.

"As Nações Unidas contribuirão com os seus próprios meios e ajudarão a mobilizar e a coordenar os esforços da comunidade internacional para ajudar a Nigéria", indicou.

Djinit afirmou que as Nações Unidas estão implicadas na estratégia internacional implementada para encontrar as raparigas.

O representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a África Ocidental indicou que equipas especializadas das Nações Unidas já efetuaram numerosas visitas à Nigéria.

-0- PANA KARL/JSG/CJB/TON 10maio2014