Agência Panafricana de Notícias

ONU profundamente preocupada com confrontos na fronteira entre Sudão e Sudão Sul

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, declarou-se fortemente preocupado com os confrontos militares na fronteira entre o Sudão e o Sudão Sul.

Num comunicado transmitido segunda-feira à noite à PANA em Nova Iorque, Kim-moon instou estes dois países a respeitarem totalmente e a aplicar os acordos já assinados sobre a segurança, o controlo das fronteiras e a província disputada de Abyei.

O SG da ONU exortou as partes em conflito a utilizarem os mecanismos políticos e de segurança em vigor a fim de resolver pacificamente as suas divergências.

Ele congratulou-se no entanto com a cooperação recentemente demonstrada pelos dois Governos no quadro da resolução das questões pós-secessão e convidou os seus respetivos Presidentes a reunirem-se, como previsto, a 3 de abril próximo.

Segundo informações divulgadas pela imprensa, houve confrontos segunda-feira última entre as Forças Armadas dos dois países nas suas fronteiras e, consequentemente, o Presidente do Sudão, Omar El Béshir, decidiu anular o seu encontro com o seu homólogo sul-sudanês, Salva Kiir, marcado para 3 de abril próximo.

As duas partes iniciaram contudo negociações para resolver as suas divergências relativas ao estatuto dos cidadãos de cada nação e à delimitação das suas fronteiras, indica-se.

-0- PANA AA/SEG/FJG/JSG/FK/DD 27março2012