ONU prevê número recorde de pessoas necessitadas em 2020
Genebra, Suíça (PANA) – Um número recorde de 168 milhões de pessoas no Mundo necessitará, em 2020, de ajuda humanitária e proteção, como consequência das crises que abalam hoje mais de 50 países, revelou um responsável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Esta previsão é feita pelo chefe das Ajudas de Emergência da ONU, Marck Lowcock, num apelo lançado para reunir perto de 29 biliões de dólares americanos de ajuda humanitária junto dos doadores.
Os conflitos prolongados, os fenómenos climáticos extremos e as epidemias aumentaram o número de pessoas carentes de ajuda humanitária em 22 milhões desde o ano passado, declarou Lowcock aos jornalistas, em Genebra, por ocasião do lançamento do relatório sobre a situação humanitária mundial (GHO) 2020.
Segundo ele, perto de 168 milhões de pessoas necessitarão de ajuda humanitária e proteção, em 2020, ou seja, uma pessoa em cada 45 nesta planeta, a cifra mais elevadas em várias décadas.
Uma outra tendência preocupante abrange os conflitos armados que "mutilam e matam um número recorde de crianças”, acrescentou Lowcock, precisando que mais de 12 mil petizes foram mutilados ou mortos nos conflitos, em 2018, e que 2019 foi pior.
Por outro lado, disse, as meninas e as mulheres são hoje mais expostas à violência sexual e à violência baseada no género do que no passado, e que uma em cinco que vivem numa zona de conflito tem um problema de saúde mental.
Num apelo lançado aos doadores, o coordenador das Ajudas da ONU disse que esta e as suas organizações parceiras, incluindo a Cruz Vermelha e outras Organizações não Governamentais “procurarão ajudar 109 milhões de pessoas entre as mais vulneráveis”.
-0- PANA MA/NFB/JSG/MAR/IZ 04dez2019