Agência Panafricana de Notícias

ONU prepara lista de Líbios visados por sanções

Tripoli, Líbia (PANA) - O Comité de Sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) para a Líbia vai reunir-se próxima semana para determinar os indivíduos visados pelas sanções contidas na resolução adotada quarta-feira, revelou o delegado permanente da Grã-Bretanha na ONU, Mark Lyall Grant.

Presidente atual do Conselho de Segurança, Mark Lyall Grant, revelou esta informação numa declaração à imprensa retomada quinta-feira pelo jornal líbio al-Wassat.

O Conselho adotou quarta-feira uma resolução que alarga o regime de sanções para atingir as milícias rivais que combatem na Líbia, relativas ao embargo de armas, à interdição de viajar e ao congelamento de bens de indivíduos ou grupos de pessoas filiadas nestas milícias a serem designados pelo Comité de Sanções.

O Conselho de Segurança pediu também um cessar-fogo imediato e incondicional aos beligerantes, advertindo contra os crimes perpetrados contra civis líbios.

Cerca de 250 indivíduos são passíveis de perseguições diante do Tribunal Penal Internacional (TPI) sob a acusação de crimes de guerra na Líbia, segundo estimativas de fontes próximas do dossiê e que precisam que estas sanções abrangem igualmente o congelamento de ativos em contas no estrangeiro.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 28ago2014