Agência Panafricana de Notícias

ONU preocupada face a violências na cidade sudanesa de Abyei

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) exprimiu a sua profunda preocupação em relação à situação na região sudanesa cobiçada de Abyei e exortou os dois campos a encontrar “o mais rápido possível”um acordo sobre o estatuto desta zona que os separa-

Num comunicado divulgado em Nova Iorque, o CS da ONU condena a ingerência das forças armadas do Sul e Norte Sudão em Abyei, considerando que isto representa uma violação direta do acordo de paz global de 2005 que pôs termo à guerra civil.

Ele condenou igualmente os tiros e os ferimentos que sofreram quatro soldados da Missão da ONU no Sudão (UNMIS) ocorridos enquanto os capacetes azuis efetuavam uma patrulha de rotina numa zona situada no norte da cidade de Abyei.

O CS insistiu na necessidade de reduzir as tensões em conformidade com o acordo precedente concluído entre o Presidente do Sudão, Omar Al-Bashir, e o primeiro Vice-Presidente, Saalva Kiir, para a resolução pacífica do diferendo relativo a Abyei.

Contudo, os membros do CS saúdam o compromisso assumido pelos Vices-Presidentes do Sudão, Ali Osman Taha e Salva Kiir, para a resolução deste diferendo.

Eles exprimiram igualmente a sua satisfação em relação à conclusão recente do escrutínio realizado no estado de Sul Kordofan.

Porém, o CS sublinhou a sua profunda preocupação em relação ao recrudescimento da insegurança no Sul Sudão, exortando os protagonistas a absterem-se de “qualquer retórica incendiária”.

-0- PANA AA/VAO/AKA/AAS/SOC/MAR/DD 13maio2011