Agência Panafricana de Notícias

ONU preocupada com violências inter-tribais no Sul Sudão

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- A Organização das Nações Unidas (ONU) exprimiu quinta-feira a sua preocupação em relação à violência inter-tribais no Sul Sudão que custou a vida a mais de mil pessoas desde início do ano.
"Há razões evidentes de se preocupar com a situação de segurança no interior como no exterior da cidade de Malakal, no Estado de Jonglei, e no corredor do rio Sobat onde tiveram lugar este ano alguns confrontos mais sangrentos", declarou o coordenador regional da Missão da ONU no Sudão (UNMIS), David Gressly.
"Fomos igualmente testemunhas de mais confrontos nos Estados lacustres entre as tribos Agar Dinka e Beli do que nos anos precedentes", acrescentou Gressly, afirmando que a violência que continua a assolar algumas localidades da região resulta das duas guerras civis entre o Norte e o Sul do Sudão.
Ele indicou que o nível elevado de armamento da população civil e os confrontos contínuos entre comunidades vizinhas que se disputam os recursos vitais como a água e os pastos estiveram igualmente na origem da violência.
Contudo, Gressly sublinhou que há, geralmente, uma nítida melhoria da situação de segurança na região.