Agência Panafricana de Notícias

ONU preocupada com retomada de ataques com morteiros na Somália

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) manifestou a sua preocupação face à retomada dos ataques com morteiros em Mogadíscio, na Somália, que causaram a morte de pelo menos quatro pessoas deslocadas, incluindo duas crianças, nos últimos dias.

Segundo um comunicado do ACNUR chegado quarta-feira à PANA, projécteis de morteiro atingiram uma pequena instalação que alberga deslocados internos em Wardhigley, um bairro da capital, nas primeiras horas da manhã de segunda-feira.

Tratou-se do primeiro ataque deste tipo em Mogadíscio desde agosto de 2011, quando as forças antigovernamentais se retiraram da maioria dos bairros da capital.

"O objetivo deste bombardeamento poderá ter sido um hotel que alberga as forças pró-governamentais no complexo vizinho Villa Somalia, o Palácio Presidencial. Mas os projécteis de morteiro não atingiram o seu objetivo e mataram pessoas deslocadas.

"O ACNUR apela a todas as partes em conflito na Somália para cessarem imediatamente os ataques visando os civis e as agências humanitárias, ou que podem atingir civis perto dos alvos visados. O ataque de segunda-feira representou claramente um risco inaceitável", indica o comunicado.

-0- PANA AA/SEG/NFB/JSG/CJB/IZ 22março2012