Agência Panafricana de Notícias

ONU preocupada com recrudescimento de assassinatos em Benghazi

Tripoli, Líbia (PANA) - A Missão das Nações Unidas de Apoio à Líbia exprimiu a sua "profunda preocupação" face ao recrudescimento de assassinatos que visam elementos dos serviços de segurança, particularmente em Benghazi, no nordeste do país.

A Missão condena nomeadamente "o atentado criminoso" contra uma divisão do Ministério dos Negócios Estrangeiros em Benghazi que fez avultados danos no edifício, lê-se num comunicado.

Ela apela a "todas as partes abrangidas" para redobrarem de esforços para a conclusão da construção de estruturas funcionais da segurança do Estado, capazes de impor a segurança e a estabilidade garantindo ao mesmo tempo a paz e a proteção dos cidadãos e dos seus bens.

O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, lançou, no seu último relatório sobre a situação na Líbia, um apelo para o arranque rápido dum diálogo global com a participação de todas as componentes políticas e sociais do país a fim de reforçar um consenso nacional, único meio suscetível de realizar um progresso duradouro na transição democrática.

Ele considerou este diálogo como "condição sine qua non" para a realização da paz e da reconciliação a mais larga possível.

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/DD 16set2013