Agência Panafricana de Notícias

ONU preocupada com impacto de conflitos sobre crianças no Mali e na RCA

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - A representante especial das Nações Unidas para as Crianças e Conflitos Armados, Leila Zerrougui, declarou que apesar dos progressos para a proteção das crianças o caráter evolutivo dos conflitos constitui ameaças sem precedentes para as crianças, sobretudo na Síria, no Mali e na República Centro Africana (RCA).

Falando a jornalistas em Nova Iorque sobre o último relatório do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, sobre as crianças e os conflitos armados, Zerrougui declarou quinta-feira que 2012 registou desenvolvimentos positivos em algumas localidades do mundo, mas igualmente situações extremamente preocupante na Síria, no Mali e na República Centro Africana.

Ela disse que o relatório analisa as situações na Síria e no Mali e, igualmente, o conflito armado evolutivo regional que implica o Exército de Resistência do Senhor (LRA), cujas atividades têm impacto sobre as crianças na República Democrática do Congo (RDC), na República Centro Africana e no Sudão do Sul.

Este ano, a lista compreende 55 forças e grupos armados de 14 países, dos quais 11 novos na República Centro Africana, na RD Congo, no Mali e na Síria.

-0- PANA AA/MA/ASA/TBM/MAR/TON 14junho2013