ONU preocupada com escalada de violência intercomunitária no oeste do Sudão
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, declarou-se profundamente preocupado com os confrontos ocorridos no último fim de semana no Estado sudanês de Darfur Ocidental, anunciou, nesta segunda-feira, a ONU no seu website.
A escalada da violência intercomunitária em Darfur Ocidental, no oeste do Sudão, fez numerosos mortos e feridos, segundo a mesma fonte.
De acordo com informações divulgadas pela imprensa, cerca de 50 pessoas morreram e 100 outras ficaram feridas em confrontos que causaram igualmente o deslocamento de quase 50 mil pessoas e a destruição de bens.
Por intermédio do seu porta-voz, Guterres apresentou as suas mais sentidas condolências às famílias enlutadas e desejou rápidas melhoras aos feridos nestas zaragatas.
O SG da ONU apela às autoridades sudanesas para envidarem todos os esforços possíveis a fim de espoletar a situação e porem termo aos combates”, declarou o porta-voz, num comunicado publicado domingo à noite.
Apelou igualmente ao Governo sudanês para restabelecer a ordem pública e garantir a proteção dos civis em Darfur, em conformidade com o Plano Nacional de Proteção dos Civis.
A 31 de dezembro último, as Nações Unidas e a União Africana (UA) puseram termo à sua operação de paz conjunta em Darfur (MINUAD) após 13 anos de presença nesta conturbada parcela do território do Sudão.
A Missão Integrada de Assistência à Transição no Sudão (UNITAMS, sigla em inglês) substituiu a MINUAD.
Missão política, a UNITAMS tem por objetivo ajudar o Governo sudanês na resolução dos seus múltiplos problemas ligados aos desafios políticos, económicos e de segurança, de acordo com a ONU.
-0- PANA TNDD/JSG/FK/DD 18jan2021