Trípoli, Líbia (PANA) - A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) declarou-se "preocupada com a detenção e maus tratos de um grande número de cidadãos egípcios, na cidade de Tarhouna", a sul de Tripoli.
Num comunicado divulgado terça-feira, a MANUL indicou tratar-se de "uma violação das obrigações da Líbia em virtude das leis internacionais de direitos humanos, relativas à proibição de tortura e tratamentos ou penas desumanas ou degradantes".
A Missão acolheu com satisfação a declaração emitida a respeito pelo Ministério líbio do Interior e também exortou "as autoridades locais de Tripoli a levar a cabo uma investigação imediata, a revelar o paradeiro destas pessoas e a garantir o seu tratamento de acordo com as normas internacionais ".
No domingo passado, o Ministério do Interior anunciou estar a investigar sobre a veracidade de um vídeo postado nas redes sociais, mostrando a detenção de um grupo de trabalhadores egípcios num lugar desconhecido.
O Ministério delegou o Órgão de Investigação Criminal e a Direção Geral das Operações de Segurança a inquirir sobre estes factos, recolher informações, abrir registos para que, se estas informações forem verdadeiras ou falsas com outros fins, se leve os autores a tribunal em todos os casos.
O vídeo em causa mostra cidadãos egípcios detidos num local desconhecido por grupos armados e submetidos a atos de humilhação.
-0- PANA BY/BEH/MAR/IZ 16junho2020