Agência Panafricana de Notícias

ONU precisa de $ 551 milhões para apoiar RCA

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - As Nações Unidas e as organizações humanitárias precisam de 551 milhões de dólares americanos para socorrer nas próximas três semanas um milhão e 900 mil pessoas na República Centroafricana (RCA), enquanto o apelo de fundos apenas permitiu reunir 11 porcento desta soma, segundo o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitário da ONU (OCHA).

"Cerca de dois milhões de pessoas serão abandonadas se nada não for feito", advertiu a OCHA.

"A questão do financiamento surge com acuidade e o montante da ajuda foi revisto ao dobro devido à persistência da crise", sublinhou a OCHA, considerando que é preciso assistir rapidamente metade da população que carece do mínimo para viver.

"A ONU pensa que a crise centroafricana é uma prioridade ao mesmo título que a Síria e as Filipinas que foram atormentadas por um tufão", sublinhou.

A falta de infraestruturas adequadas é um problema maior tendo em conta os mais de quatro mil gabintes instalados no país que operam em nome de quase 76 organizações humanitárias.

Esta crise que dura há uma semana conheceu um outro desenvolvimento quando as milícas cristãs "anti-balaka" atacaram os rebeldes muçulmanos seleka.

-0- PANA NA/AA/VAO/PBA/JSG/MAR/TON 3fev2014