Agência Panafricana de Notícias

ONU pede fim imediato de hostilidades entre Sudão e Sudão Sul

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - As hostilidades entre o Sudão e o Sudão Sul e as suas consequências sobre a população civil preocupam particularmente o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que apelou segunda-feira aos dois países para pôrem imediatamente fim aos combates.

Num comunicado chegado à PANA em Nova Iorque, Ban instou nomeadamente o Governo do Sudão a cessar imediatamente os bombardeamentos aéreos contra o território do Sudão Sul, e o do Sudão Sul a retirar-se de Heglig.

Segundo ele, os dois países devem usar meios legais e diplomáticos para resolver os seus diferendos relativamente ao estatuto de Heglig.

"O Secretário-Geral insta as duas partes a pôr termo aos combates imediatamente e a respeitar o Direito Humanitário Internacional e a proteção dos civis", indica o comunicado.

Segundo o comunicado, o Secretário-Geral está igualmente preocupado pelas informações recebidas no fim de semana e que revelam a mobilização de milícias na zona de Abyei, em violação do acordo de 20 de junho no qual as partes comprometem-se a retirar imediatamente todos os elementos armados da zona.

Ban insta o Governo do Sudão a assegurar a retirada completa e imediata de todos estes elementos da zona.

Exorta igualmente o Presidente sudanês, Omar el Béchir, e o seu homólogo sul-sudanês, Salva Kiir, a respeitar o seu compromisso de manter a paz e a estabilidade no Sudão e no Sudão Sul.

-0- PANA AA/SEG/NFB/JSG/MAR/IZ 17abril2012