Agência Panafricana de Notícias

ONU pede ação imediata para controlar epidemia de sarampo na Somália

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – As agências das Nações Unidas instaladas na Somália exprimiram a sua profunda preocupação face à epidemia de sarampo que expõe milhares de crianças a um risco de deficiência física ou de morte, o que necessita duma campanha de imunização urgente para fazer face a esta doença muito contagiosa.

O representante da Somália junto da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ghulam Popal, sublinhou, num comunicado transmitido à PANA em Nova Iorque, que o quadro atual no país é "extremamente alarmante", com um sistema de saúde muito defeituoso após vários anos de conflito.

"Sabemos que as taxas de imunização são extremamente baixas entre as crianças somalís e nós devemos garantir com urgência que um maior número seja imunizado”.

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), houve mil 350 supostos casos de sarampo em março e abril de 2014, quatro vezes mais do que o número registado no mesmo período do ano passado, e cerca de mil casos foram assinalados só no mês de maio.

O comunicado indica que em reação a esta situação, com o apoio da OMS, do UNICEF e dos parceiros, as autoridades sanitárias somalís lançaram campanhas de imunização à pequena escala e vão realizar uma mais vasta campanha de vacinação nas províncias mais afetadas de Bari, Nugaal, Banadir e Lower, que visa 500 mil crianças menores de cinco anos de idade.

-0- PANA AA/VAO/FJG/TBM/SOC/FK/IZ 12junho2014