Agência Panafricana de Notícias

ONU nomeia nova coordenadora em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - A nova coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas (SNU) em Cabo Verde, Ulrika Richardson-Golinski, deve apresentar esta terça-feira, na cidade da Praia, as suas cartas credenciais ao ministro cabo-verdiano das Relações Exteriores, Jorge Borges, soube a PANA de fonte oficial.

Ulrika Richardson-Golinski, de nacionalidade sueca, vai substituir no cargo a sua compatriota Petra Lantz, que deixou o arquipélago em dezembro último.

Uma nota do Ministério das Relações Exteriores (MIREX) de Cabo Verde indica que Ulrika Richardson-Golinski foi nos últimos seis meses coordenadora residente interina da ONU em Libreville, no Gabão, depois de cinco anos na Turquia, três em Cuba e de ter trabalhado como administradora para os países nórdicos do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

A diplomata sueca é mestre em Economia Internacional, pelo Departamento de Economia da Universidade de Gotemburgo, e tem um Bacharelato em Ciências Sociais e Psicologia Social, pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Lund (Suécia).

A nova coordenadora residente do SNU em Cabo Verde tem experiência nas áreas de cooperação para o desenvolvimento.

As Nações Unidas têm sido um dos parceiros privilegiados de Cabo Verde, tendo como principais domínios de intervenção a integração da abordagem do género no processo de desenvolvimento, saúde reprodutiva e planificação familiar, direitos da mulher e desenvolvimento social das crianças e adolescentes.

-0- PANA CS/TON 26março2013