ONU mobiliza $1,6 milhão para mitigar efeitos da covid-19 em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – A ONU já conseguiu mobilizar cerca de 1,6 milhão de dólares americanos para ajudar Cabo Verde a mitigar os efeitos da pandemia da covid-19, apurou a PANA de fonte da organização mundial.
O anúncio foi feito sábado, na cidade da Praia, pelo representante dos Escritórios Comuns das Nações Unidas em Cabo Verde, Opia Kumah.
Opia Kumah falava à agência cabo-verdiana de noticias (Inforpress) no âmbito do Dia das Nações Unidas e do 75º aniversário de sua criação, assinalado este sábado, na capital cabo-verdiana.
Ele afirmou que, desde o início, em colaboração com todas as agências das Nações Unidas, o Escritório Comum decidiu acompanhar o Governo de Cabo Verde a dar respostas aos “efeitos nefastos” da covid-19.
O Governo, disse Opia Kumah, “felizmente” agiu atempadamente, definindo as áreas prioritárias.
“Após concertação com os parceiros do Governo, decidimos implantar os fundos que eram destinados para o apoio anual, num montante de sete milhões de dólares, no combate direto à crise da covid-19”, frisou.
Em seguida, disse o representante da ONU, foram lançadas campanhas para a mobilização de recursos, em que, por exemplo, junto do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), se conseguiu mobilizar os fundos do Rapid Response Facility (RRF), num valor de aproximadamente 300 mil de dólares.
“Mas ainda não terminamos”, disse Opia Kumah, precisando que os fundos continuam a ser mobilizados.
“Desse modo, através do UNICEF, nós pudemos mobilizar 750 mil dólares, destinados a apoiar o sistema da educação. Também estamos finalizando um financiamento de 200 mil dólares da Embaixada dos Estado Unidos, através do UNICEF”, enummerou.
Mas, para além do aspeto financeiro, Opia Kumah disse acreditar que é preciso que as pessoas compreendam que os setores em que foram injetados esses fundos são muito importantes, sendo um deles o da educação.
“A Fundação Cabo-Verdiana de Acção Social e Escolar foi beneficiada com um apoio de 150 mil dólares, para apoiar o sistema de cantina escolar para ajudar as crianças e as suas famílias”, exemplificou.
O representante dos Escritórios Comuns das Nações Unidas referiu ainda que a sua organização acompanhou também o sistema sanitário, através do UNICEF, fornecendo kits de testes à covid-19 e outros equipamentos.
“Focalizamos a nossa atenção nos jovens e nas mulheres, porque nós constatamos que eram as classes mais afetadas e vulneráveis, principalmente as vendedeiras ambulantes, que tiveram que sair dos seus postos de trabalho, e os jovens que trabalhavam no setor turístico”, revelou.
-0- PANA CS/IZ 25out2020