Agência Panafricana de Notícias

ONU mantém missões em Darfur

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- O Sub-Secretário-Geral das Nações Unidas para as Operações de Manutenção de Paz, Alan Le Roy, declarou terça-feira em Nova Iorque que os soldados de manutenção de paz da ONU e da União Africana (UA) vão permanecer em Darfur, no oeste do Sudão, independentemente do rumo reservado ao Presidente Omar El-Bashir pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).
Falando à imprensa, Le Roy afirmou ter recebido a garantia que os soldados da ONU e da UA em Darfur não estarão ameaçados se o Presidente El-Bashir for inculpado quarta-feira pelo TPI.
"O Governo sudanês deverá assumir totalmente o seu dever de protecção das missões da ONU no Sudão contra qualquer impacto negativo que poderá resultar duma possível decisão do TPI face às autoridades políticas sudanesas", declarou.
Descartou um eventual plano da ONU de redução ou de partida da sua missão no Sudão (UNMIS) e da sua missão conjunta com a UA em Darfur (UNAMID).
O TPI deverá anunciar esta quarta-feira a sua decisão sobre a emissão dum mandado de captura contra o Presidente sudanês, Omar El Bashir.
O procurador do TPI, Luis Moreno-Ocampo, acusou o Presidente sudanês de ter orquestrado uma "campanha brutal" que causou a morte de mais de 300 civis e a deslocação de mais de dois milhões e 700 mil pessoas.