ONU lança processo de unificação da guarda de Instalações petrolíferas na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - A representante especial interina do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Líbia, Stephanie Williams, anunciou o lançamento dum processo destinado a unificar a guarda das instalações petrolíferas e iniciar um novo projeto de criação de uma força de proteção petrolífera, no país.
Um comunicado publicado esta terça-feira pela Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) indica que Williams assistiu segunda-feira a uma reunião organizada pela Empresa Sirtes de Petróleo, em Marsa Brega (leste).
O encontre agrupou o presidente da Companhia Nacional Líbia de Petróleo (NOC), Mustapha Sanalla, e os comandantes da Guarda das Instalações Petrolíferas (PFG) das regiões leste e oeste.
O comunicado precisa que « esta reunião, que é a primeira do género e inscreve-se no quadro dos esforços para unificar e reestruturar a PFG e formar uma nova força de proteção das instalações petrolíferas, como o estipula o acordo de cessar-fogo, assinado a 23 de outubro, em Genebra”.
« Estamos honrados por estar aqui, hoje, nesta reunião histórica, neste lugar simbólico, aqui em Brega, no centro do Crescente Petrolífero e na zona onde o petróleo fluiu pela primeira vez, na Líbia”, declarou Stephanie Willimas, em conferência de imprensa no termo da reunião.
« O que aconteceu aqui hoje representa os resultados diretos das negociações da Comissão Militar Conjunta 5+5 que foram consagrados no acordo de cessar-fogo de 23 de outubro e confirmados durante as reuniões de acompanhamento, em Ghadamès e Sirtes”, acrescentou.
A chefe da MANUL saudou o « empenho » dos empregados da NOC que trabalham incansavelmente e em circunstâncias difíceis para garantir a produção de petróleo para o povo líbio, apelando às autoridades competentes para manter o seu compromisso de financiar os custos de funcionamento da Companhia em conformidade com o capítulo 2 do orçamento nacional.
«Esta é uma oportunidade histórica pois este lugar é testemunha da primeira reunião dos comités mistos entre a Companhia de Petróleo, as Nações Unidas e a Guarda das Instalalções Petrolíferas, com as suas sucursais Leste e Oeste”, declarou, por seu turno, o presidente da NOC, Mustapha Sanalla.
« A reunião de hoje envia uma mensagem importante segundo a qual a estabilidade do petróleo na Líbia é crucial para o regresso dos investidores e das empresas estrangeiras a trabalhar no país e estimular a economia nacional”, prosseguiu.
Os dois comandantes da PFG declararam que eles estão prestes a progredir, acrescentando que eles já começaram a coordenar-se e que eles visam agora trabalhar como um único órgão.
Os comandantes da PFG e a NOC decidiram reunir-se brevemente num nível técnico em Zaouia (Oeste) para pormenorizar a reestruturação da unidade, sublinhando que eles também se entenderam sobre o facto de trabalhar sobre um projeto piloto que visa instalar uma força de segurança modelo em “Erawin”, um novo campo de petróleo no sudoeste da Líbia que deve abrir em 2021.
-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 17nov2020