Tripoli, Líbia (PANA) - A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) lamentou que um grupo armado afeto às forças rebeldes do marechal Khalifa Haftar tenha interrompido uma operação eleitoral, no município de Traghen, no sudoeste do país.
Numa declaração emitida terça-feira, a missão onusina afirma que a eleição pelos cidadãos de Traghen dos membros do seu Conselho Municipal "é um direito humano fundamental", lamentando que lhes tenha sido negado o exercício deste direito.
Lembrou a "todas as partes na Líbia do seu compromisso de agir em conformidade com o Direito internacional", apelando-lhes para "proteger os processos democráticos em todo o país".
"As eleições municipais são a base da vitalidade democrática a nível local", sublinhou, saudando "as eleições locais realizadas em Ghat (sul), na semana passada".
Homens fardados encerraram as assembleias de voto das eleições para a Câmara Municipal de Traghen, perturbando assim o processo eleitoral na cidade.
Acompanhados por veículos militares, eles confiscaram o equipamento dos centros preparados para o processo eleitoral e levaram-no consigo para destino desconhecido.
As eleições autárquicas estavam marcadas para começar em Traghen, terça-feira de manhã, às 09:00 horas locais e 07:00 TMG.
A Comissão Central das Eleições do conselho municipal já as tinha adiado anteriormente devido a problemas relacionados com "questões logísticas".
-0- PANA BY/BEH/IZ 256agosto2020