Agência Panafricana de Notícias

ONU insta autoridades líbias a encontrar meios de lutar contra terrorismo

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – A Missão das Nações Unidas de Apoio à Líbia exortou os responsáveis e os diferentes parceiros líbios a definirem os meios de lutar contra o terrorismo e enfrentar os outros desafios à segurança e à autoridade do Estado no país.

"Os esforços políticos devem continuar", afirma a Missão num comunicado divulgado em Nova Iorque, insistindo na necessidade de um consenso sobre os meios e os mecanismos a elaborar para fazer face ao terrorismo no quadro de instituições estatais.

A Missão condena os ataques contra civis em Benghazi e em várias outras zonas no leste da Líbia e apela para a cessação do derramamento de sangue devido à utilização de armas pesadas, causando perdas de vidas entre os civis.

Segundo a nota, os ataques terroristas cada vez mais intensos nas províncias do leste, combinados com os atos de violência que visam os militares e os civis, ao mesmo tempo, constituem os principais desafios da autoridade do Estado.

A Missão apela às autoridades para tomarem iniciativas para dar «respostas apropriadas aos atos de violência que ameaçam o projeto de edificação dum Estado civil e moderno e a estabilidade do país e as suas relações com os seus parceiros na região e no plano internacional".

As cidades do leste da Líbia estão expostas a atos de violência que visam homens políticos, militares e estrangeiros cuja última vítima é o delegado da Cruz Vermelha Internacional, assassinado quarta-feira em Sirtes.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/IZ 06junho2014