Agência Panafricana de Notícias

ONU insta Sudão e Sudão do Sul a aplicarem acordos sobre segurança e economia

Cartum, Sudão (PANA) - O Conselho de Segurança (CS) da Organização des Nações Unidas (ONU) exortou sexta-feira o Sudão e o Sudão do Sul a implementarem imediatamente os acordos sobre a segurança e a economia assinados em setembro de 2012 em Addis Abeba, na Etiópia, cooperando com a União Africana (UA) para melhorarem as sua relações.

Numa resolução publicada sexta-feira e transmitida sábado à PANA, o CS da ONU pede ao Sudão para garantir a continuidade do transporte do petróleo do Sudão do Sul abstendo-se de qualquer ação suscetível de impedir a canalização do mesmo no seu território.

Expressou, por outro lado, a sua grave preocupação face aos obstáculos à implementação dos acordos concluídos a 27 de setembro de 2012 sob a supervisão do Painel de Alto Nível da UA.

Os mesmos prevêem disposições sobre a segurança, a fronteira comum e as relações económicas com vista a permitir às duas partes cumprirem as suas obrigações em virtude do roteiro para apaziguar as tensões e facilitar a retomada das negociações sobre as relações pós-secessão.

O Sudão do Sul, a mais jovem nação do mundo, foi proclamado, a 14 de julho de 2011, pela Assembleia Geral da ONU o 193º Estado-membro das Nações Unidas.

Desde maio do mesmo ano, as tensões foram aumentando na fronteira entre os dois países, precisamente nos Estados federados sudaneses do Nilo Azul, de Kordofan-Sul e na região de Abyei, rica em petróleo e que beneficia de um estatuto administrativo especial.

-0- PANA MO/MA/NFB/TBM/DD 24agosto2013