Agência Panafricana de Notícias

ONU inquire sobre abusos sexuais cometidos no oeste da Côte d'Ivoire

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – A Operação das Nações Unidas na Côte d’Ivoire (ONUCI) investiga sobre recentes alegações de exploração e abuso sexuais de que são acusados os seus Capacetes Azuis desdobrados no oeste do país, indica um comunicado divulgado sexta-feira em Nova Iorque.

"Se estas alegações se confirmarem, será a responsabilidade dos países de origem dos inculpados tomar medidas apropriadas contra estes”, sublinha a ONUCI no seu texto.

"Duas semanas após ter recebido estas alegações, a missão entrou em contacto imediatamente com os escritórios competentes na sede das Nações Unidas em Nova Iorque a fim de que os países fornecedores dos tropas acusados sejam informados", lê-se no documento.

A ONUCI afirma já ter informado as autoridades ivoirienses e oficiais desdobrados na região em causa para que avaliem a situação com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Save the Children (Salve a Criança) , uma Organização Não Governamental (ONG).

"Medidas preventivas recomendadas pela missão estão a ser aplicadas, incluindo uma intensiva campanha de sensibilização a estes males”, acrescenta o comunicado.

A ONUCI manifestou as suas profundas lástimas às eventuais vítimas e reafirmou a sua promessa de aplicar a política de "tolerância zero" face à exploração e a abusos sexuais.

-0- PANA AA/BOS/ASA/AAS/SOC/CJB/DD 03set2011