ONU felicita Sudão eleito a presidência do Tratado sobre Interdição de Minas Anti-pessoal
Cartum, Sudão (PANA) – As Nações Unidas saudaram, segunda-feira, a eleição do Sudão a presidência do Tratado de Ottawa sobre a Interdição das Minas Antipessoal, anunciou a coordenadora residente e humanitária das Nações Unidas no Sudão, Gwi Yeop Son.
Num comunicado oficial, Son felicitou o povo sudanês e o Governo de transição pela eleição do seu país à presidência desta convenção sobre a interdição da utilização, armazenamento, produção e transferência das minas antipessoal, bem como da sua destruição.
O Sudão foi eleito durante a quarta Conferência de Revisão da Convenção organizada em Oslo de 25 a 29 de novembro último, na qual participaram 164 Estados membros, agências onusinas e organizações da sociedade civil.
De acordo com o comunicado, o Sudão é incumbido de promover a adesão universal à convenção, garantindo a aplicação da mesma pelos Estados membros e o plano de ação de Oslo novamente adotado durante a presidência em curso, para os próximos 12 meses.
Além disso, o Sudão presidirá à 18.ª reunião dos Estados partes em novembro de 2020 em Genebra (Suíça).
Durante a conferência de revisão, o tenente-geral Jamal Aldin Omar, ministro sudanês da Defesa, sublinhou o compromisso do seu país para com as obrigações decorrentes da convenção e apreciou o apoio do Serivço da Ação Anti-Minas das Nações Unidas (UNMAS), de países doadores de fundos e de outros parceiros da ação contra as minas.
Os responsáveis sudaneses declararam que o Sudão, durante a sua presidência, vai da ênfase à universalização da convenção, à destruição dos estoques, à desminagem, à assistência às vítimas, ao respeito pela convenção, ao financiamento das reuniões da convenção e à aplicação do plano de ação de Oslo.
-0- PANA MO/MA/AKA/IS/MAR/DD 11dez2019