Agência Panafricana de Notícias

ONU exorta líder burundês a retomar diálogo político

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, exortou o Presidente burundês, Pierre Nkurunziza, a retomar o diálogo político suspenso no mês passado e reiterou a sua firme condenação do recente assassinato do general Adolphe Nshimirimana e a tentativa de assassinato do ativista de direitos humanos Pierre Claver Mbonimpa.

Numa conversa telefónica entre Ban Ki-Moon e Nkurunziza, o responsável máximo da ONU manifestou a sua "profunda preocupação'' sobre as consequências destes acontecimentos para a segurança no Burundi.

"O Secretário-Geral exortou o Presidente do Burundi a retomar o diálogo político suspenso desde 19 de julho", declarou o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, que falava aos jornalistas das Nações Unidas, quinta-feira, em Nova Iorque.

Ban Ki-Moon também incentivou as autoridades burundesas a trabalharem em estreita colaboração sob a égide do Uganda em nome da Comunidade dos Estados da África Oriental (EAC), indicou o porta-voz.

Ele acrescentou que o Secretário-Geral também ofereceu total apoio da ONU na busca de uma solução pacífica para os graves problemas que país vive.

-0- PANA AA/MA/ASA/DIM/IZ 06ago2015