Agência Panafricana de Notícias

ONU exorta dirigentes a promover tolerância e resolução de conflitos

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, exortou os dirigentes dos países do mundo inteiro a promoverem o respeito e a tolerância, afirmando que estes princípios podem contribuir para resolver conflitos como os na Síria e no Mali, bem como numerosos outros desafios atuais.

"As soluções duradouras requerem uma compreensão mútua a longo prazo que transcende as religiões, os sentimentos patrióticos, as culturas e as pertenças étnicas. Tal compreensão depende duma liderança responsável, o lema deste fórum", disse Ban Ki-moon na abertura do quinto Fórum Mundial da Aliança das Civilizações em Viena, na Aústria.

A Aliança, indicou o Secretário-Geral da ONU, pode igualmente ajudar "a recoser o tapete maliano", ao engajar os dirigentes religiosos e comunitários, as organizações da sociedade civil e os jovens neste país assolado pela violência desde janeiro de 2012.

O Secretário-Geral da ONU recordou igualmente que os Israelitas e os Palestinos permanecem polarizados e que uma nova dinâmica no Médio Oriente "é mais do que nunca necessária".

Ele sublinhou que os jovens da região eram os primeiros interessados porque eles correm o risco de crescer com um conceito "desumanizado e completamente falso dos seus vizinhos".

Criada em 2005, por iniciativa da Espanha e da Túrquia e sob os auspícios das Nações Unidas, a Aliança das Civilizações tem como objetivo promover melhores relações entre as culturas.

O tema do fórum deste ano, que reúne decisores, peritos e uma variedade de intervenientes na área do diálogo intercultural e interreligioso, é "Liderança Responsável na Diversidade e no Diálogo".

-0- PANA AA/VAO/AKA/TBM/IBA/CJB/TON 2mar013