Agência Panafricana de Notícias

ONU exorta Nigéria a manter tropas na Libéria

Abuja- Nigéria (PANA) -- A ONU instou a Nigéria a prolongar a sua presença nas forças de segurança na Libéria, depois da expiração do mandato da Missão das Nações Unidas na Libéria a 13 de Março de 2009, soube quinta-feira a PANA de fonte oficial em Abuja.
O pedido foi endereçado quinta-feira ao ministro nigeriano da Defesa, Godwin Abbe, pela representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na Libéria, Ellen Margarette Loej, que está actualmente em Abuja, a capital federal da Nigéria.
Ellen Loej declarou que a Nigéria, na sua qualidade de membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas a partir de 1 de Janeiro de 2010, tem a responsabilidade de se investir mais na manutenção da paz e da segurança a nível internacional.
Godwin Abbe, general do Exército aposentado, declarou que o pedido da ONU se justifica pelos "notáveis desempenhos" do Exército nigeriano nas missões de manutenção da paz.
A Nigéria conta actualmente mil e 600 soldados na Libéria, entre os quais dois batalhões do Exército e unidades da Polícia.