Agência Panafricana de Notícias

ONU exige respeito pela Constituição no processo eleitoral na RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) - A Missão das Nações Unidas para a Estabilização na RD Congo (MONUSCO) exige o respeito pela Constituição no processo eleitoral, e pelos valores onusinos, nomeadamente os direitos humanos e o Estado de direito.

Esta posição foi expressa durante um briefing com a imprensa quarta-feira em Kinshasa pelo representante especial do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) na República Democrática do Cong (RDC), Martin Kobler.

"Somos imparciais, mas não neutros. Baseámos-nos no mandato dado pelo Conselho de Segurança e nos valores das Nações Unidas, nomeadamente o respeito pelos direitos humanos e pelo Estado de direito. Portanto, a nossa posição sobre as eleições futuras na RD Congo está bem clara: a constitucionalidade dum processo conducente às eleições", indicou.

Segundo Kobler, o respeito pelos direitos humanos é um elemento extremamente importante bem como o apoio a dar àqueles que trabalham para a promoção destes valores, nomeadamente defensores dos direitos humanos e a sociedade civil.

Relativamente ao diálogo, que divide a classe política na RD Congo, Kobler emitiu a esperança de que uma solução seja encontrada até à organização das eleições.

"A RD Congo é um país soberano. Cabe ao Governo gerir a situação. Estamos lá para apoiar, mas com base em princípios das Nações Unidas", frisou.

-0- PANA KON/BEH/SOC/MAR/DD 24set2015