Agência Panafricana de Notícias

ONU exige fim de violências contra civis no Sudão do Sul

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, apelou aos dirigentes políticos e militares sul-sudaneses a porem termo a todas as hostilidades e ataques contra civis neste país.

O apelo de Ban Ki-Moon acontece no meio da escalada de tensões e confrontos mortíferos entre fações militares no Sudão do Sul e na sequência da mudança do seu pessoal da Missão das Nações Unidas neste país para a capital, Juba, desde domingo.

Num comunicado, ele exprimiu a sua profunda preocupação em relação à deterioração da segurança no Sudão do Sul.

"Exorto o Presidente Salva Kiir do Sudão do Sul e os dirigentes políticos da oposição, nomeadamente o antigo Vice-Presidente, Riek Machar, a reunirem-se para encontrar uma saída política da crise", declarou.

O SG da ONU declarou igualmente que a situação no Sudão do Sul é um sério motivo de preocupação para a comunidade internacional e que os líderes políticos e militares deste jovem país têm a responsabilidade de ajudar as pessoas a saírem da crise e encontrarem os meios políticos de pôr termo às suas divergências.

Ele reiterou o seu apelo aos atores políticos do país para "fazerem tudo que estiver no seu alcance para velar para que os seus apoiantes recebam a mensagem forte segundo a qual a violência étnica ou outra é totalmente inaceitável e constitui uma ameaça perigosa ao futuro do seu jovem país".

Confrontos mortíferos intensificaram-se neste país desde a semana passada depois do Governo do Presidente Salva Kiir ter declarado ter havido uma tentativa de golpe de Estado por soldados fiéis ao antigo Vice-Presidente demitido em julho último.

-0- PANA AA/VAO/AKA/TBM/MAR 23dez2013