Agência Panafricana de Notícias

ONU exige cessação imediata de ataques em Darfur

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, e a alta comissária das Nações Unidas encarregue dos Direitos Humanos, Navi Pillay, exprimiram terça-feira a sua profunda preocupação depois da escalada da violência e do seu impato sobre as populações civis na região de Darfur, no Sudão, e lançaram um apelo a favor da cessação imediata das hostilidades.

A ONU revelou num comunicado que, desde finais de fevereiro, o balanço dos combates entre os grupos rebeldes e as milícias locais em Darfur Sul estima-se em milhares de mortos e inclui pilhagens e incêndios de aldeias.

Ela sublinha que em Darfur Norte, milhares de pessoas fugiram nestes últimos dias os combates intercomunitários e procuram refúgio no campo da Missão Conjunta das Nações Unidas e da União Africana (MINUAD) em Saraf Umra.

Navi Pillay sublinhou que o Governo sudanês deve permitir à MINUAD cumprir o seu mandato que consiste em proteger as populações civis e permitir o acesso às populações necessitadas.


-0- PANA AA/MA/ASA/TBM/SOC/MAR/TON 12março2014