Agência Panafricana de Notícias

ONU evacua cidadãos estrangeiros do Sudão do Sul

Cartum, Sudão (PANA) – A Organização das Nações Unidas (ONU) procedem à evacuação de centenas de cidadãos do Quénia, do Uganda e da Etiópia do Estado sul-sudanês de Bentiu, rico em petróleo, informa a rádio onusina Miraya, baseada no Sudão do Sul.

A força de segurança interina das Nações Unidas em Abyei já iniciou as operações de evacuação de 250 cidadãos estrangeiros de Bentiu para os encaminhar para Heglig, no Estado de Unidade, segundo a rádio captada em Cartum, capital do Sudão.

Citado pela mesma fonte, o porta-voz da Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (MINUSS), Joe Conteras, disse que centenas de cidadãos estrangeiros que se estão a refugiar agora nos campos da MINUSS à Bentiu serão transportados em primeiro lugar em Cartum antes de ser conduzidos para os seus lugares de origem.

''A força de segurança interina das Nações Unidas em Abyei colocará à nossa disposição dois helicópteros a partir de hoje'', acrescentou.

Segundo Conteras, os helicópteros partirão de Abyei para vir transportar os estrangeiros para a cidade sudanesa de Heglig onde aviões fretados pelos Governos dos seus respetivos países de origem garantirão a sua viagem para Cartum.

Garantiu que o Governo sudanês tomará as disposições necessárias para aliviar os procedimentos de obtenção de visto de entrada a favor dos cidadãos estrangeiros que desejem regressar aos seus países.

-0- PANA MO//BAD/VAO/AB/AAS/SOC/CJB/DD 28dez2013