Agência Panafricana de Notícias

ONU estima em cerca de 800 mil número de combatentes na Líbia

Túnis, Tunísia (PANA) - Foram registados 800 mil combatentes na Líbia, anunciou quarta-feira última em Genebra (Suíça) o diretor da Divisão dos Direitos Humanos e Justiça de Transição afeta à Missão das Nações Unidas de Apoio na Líbia (MANUL), Cladio Cordone.

Durante uma conferência de imprensa em Genebra, Cordone frisou que a Líbia enfrenta muitas guerras em diferentes partes do país, onde homens armados controlam tudo.

Lamentou as violações e ataques anárquicos contra civis e estruturas do Estado bem como o bomardeamento de escolas e de hospitais.

A Líbia vive agora a repressão mais severa desde os eventos de 2011 e as duas partes em conflito contam, nas suas respetivas fileiras, milícias e não aceitam nenhuma oposição e crítica nas regiões sob seu controlo.

Cordone deplorou a detenção de vários membros de organizações da sociedade civil, enquanto outros ativistas de defesa dos direitos humanos foram assassinados ou ameaçados, tendo muitos outros deixado o país ou forçados ao silêncio, lamentou.

-0- PANA AD/IN/DIM/DD 26março2015