Agência Panafricana de Notícias

ONU e seus parceiros prontos para apoiar Níger no domínio alimentar

Niamey- Níger (PANA) -- A Organização das Nações Unidas (ONU) e seus parceiros querem ajudar o Níger a fazer face à crise alimentar que ameaça dois milhões 700 mil pessoas vulneráveis e cinco milhões 100 mil pessoas moderadamente vulneráveis, indica um comunicado de imprensa do sistema das Nações Unidas transmitido quinta-feira à PANA.
Segundo os resultados dum inquérito nacional, mais da metade da população dispõe de pelo menos dois meses de stocks alimentares até às próximas colheitas esperadas em Outubro de 2010.
Para a coordenadora do sistema das Nações Unidas no Níger, Khardiatou Lô N'Diaye, é imperioso apoiar o Governo nas suas operações de mobilização dos recursos a fim de satisfazer as necessidades alimentares das pessoas mais vulneráveis.
O montante dos financiamentos a buscar em complemento dos fundos já mobilizados está em curso de avaliação pelo Governo do Níger, precisa o comunicado de imprensa.
As Nações Unidas e os seus parceiros financeiros comprometeram-se a apoiar o Níger para mobilizar os recursos adicionais necessários para a execução do seu plano de resposta, prossegue a mesma fonte.
O plano de apoio elaborado pelo Governo estabelece três proridades, duas das quais relativas à segurança ao passo que a terceira concerne à prevenção da desnutrição e à assistência nutrimental das crianças menores de cinco anos de idade.
No Níger, a desnutrição aguda glogal afecta mais de 12 por cento das crianças menores de cinco anos de idade, segundo um inquérito nacional sobre a desnutrição e sobrevivência da criança realizado em Junho de 2009 pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INS).
Em 2009, a irregularidade, a má repartição e a cessação precoce das chuvas provocaram um défice da produção cerealífera e de pastos em relação às necessidades da população e do gado, lembre-se.
O sistema das Nações Unidas e Organizações Não Goveramentais (ONU) nacionais e internacionais actuam no sector da segurança alimentar e nutrimental, através dos programas de prevenção e assistência realizados no território nacional.