Agência Panafricana de Notícias

ONU e UE congratulam-se com chegada a Tripoli de membros do Governo

Tripoli, Líbia (PANA) – O representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na Líbia, Martin Kobler, e a alta representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros, Federica Mogherini, congratularam-se com a chegada a Tripoli do Conselho da Presidência, esta quarta-feira a uma base naval em Tripoli via marítima a partir da Tunísia.

Esta medida marca uma etapa importante na transição democrática na Líbia e na via da paz, segurança e prosperidade, indicou Kobler num comunicado publicado pela Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) da qual ele é o chefe .

"Eu felicito a coragem, a determinação e a liderança do Conselho da Presidência sob o seu Presidente Fayez al-Sarraj para fazer avançar a aplicação do acordo político líbio e a aspiração da maioria esmagadora do povo líbio. A comunidade está firmemente ao lado deles e está pronta para fornecer o apoio necessário", declarou Kobler.

"u peço ao povo líbio para dar à Presidência do Conselho e ao Governo do Acordo Nacional o seu pleno apoio e a sua total cooperação", acrescentou.

Dando voz à instrução de 10 de março do diálogo político líbio, o representante especial exortou todos os organismos públicos, incluindo as instituições financeiras oficiais, a facilitar uma transferência imediata, ordenada e pacífica do poder.

O representante especial sublinhou que todos os atores da segurança têm a responsabilidade de garantir a segurança da Presidênca do Conselho e do Governo do Acordo Nacional e devem evitar qualquer ação que possa prejudicar esta fase crucial da transição na Líbia.

Por seu lado, Mogherini afirmou que a chegada do Conselho da Presidência à capital representa uma oportunidade única para os líbios de todas as fações de se reunir e reconciliar com base no acordo político líbio, acrescentando que "isso é uma etapa importante para a transição democrática da Líbia e para a aplicação do acordo político líbio, em conformidade com os desejos do povo líbio ».

A UE e os seus Estados-membros reafirmam plenamente o seu compromisso de apoiar a Líbia e de acompanhar a aplicação completa do acordo político, em parceria estreita com o Governo de União.

O comunicado lembrou que a UE tem um pacote de apoio imediato e substancial de 100 milhões de eruos em domínios diversificados e a sua execução será prioritária a pedido das autoridades líbias.

O presidente do Conselho Presidencial do Governo de União Nacional líbio, Fayez al-Sarraj, e os membros do Conselho chegaram esta quarta-feira à tarde por via marítima à base naval de Bousetta, na capital líbia, Tripoli, apesar da tensão na cidade, na sequência das ameaças das autoridades paralelas, segundo fontes concordantes.

-0- PANA BY/BEH/IBA/FK/TON 30março2016