Agência Panafricana de Notícias

ONU e UA relançam luta contra armas ligeiras em África

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- Representantes da sociedade civil africana, de organizações humanitárias internacionais, da União Africana (UA) e das Nações Unidas reúnem-se em Addis Abeba de sábado a segunda-feira para discutir o relançamento da luta contra as armas ligeiras e de pequeno calibre.
A reunião é organizada pelo Centro das Nações Unidas para a Paz e Desarmamento em África (UNREC), pela organização caritativa britânica Oxfam Internacional e pela Rede Internacional de Acção contra as Armas Ligeiras (IANSA).
Segundo os observadores, os participantes vão discutir a instauração dum novo tratado internacional sobre o comércio das armas até 2021.
Em Outubro de 2009, as Nações Unidas adoptaram uma resolução que compromete todos os Estados a abrir negociações sobre um tratado relativo ao comércio das armas ligeiras e de pequeno calibre.
"O tratado proposto será particularmente importante para África, já que o continente conhece níveis elevados de violência armada", indica um comunicado de Oxfam Internacional.
"Estima-se, que para além dos sofrimentos humanos incalculáveis, as guerras, as guerras civis e as rebeliões custam a África 18 biliões de dólares anualmente", acrescenta a ONG britânica.
A nota indica igualmente que pelo menos 95 por cento das armas mais popularmente utilizadas em África vêm do exterior do continente.