Agência Panafricana de Notícias

ONU e UA lançam novo instrumento para estimular comércio em África

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- As Nações Unidas e a União Africana (UA) lançaram quinta-feira um novo instrumento concebido em parceria com a Microsoft Corporation para estimular o fluxo de investimentos em África.
Este instrumento vai igualmente fornecer aos empresários africanos as informações necessárias para tomar as decisões adequadas.
Um comunicado da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) recebido em Nova Iorque, nos Estados Unidos, indica que a "Plataforma de Acompanhamento dos Investimentos", disponível na internet, vai fornecer dados e informações sobre os investidores locais e estrangeiros, as suas motivações, as suas acções, as suas percepções, as suas intenções e o seu impacto.
Esta base de dados foi lançada pela ONUDI na sede da Comissão da UA em Addis Abeba, na Etiópia, depois dum encontro entre as duas organizações.
O director-geral da ONUDI, Kandeh Yumkella, falando durante a cerimónia de lançamento, saudou a iniciativa e sublinhou que "este instrumento dará uma nova dimensão à transparência nos investimentos e no domínio dos negócios em África".
"Ele vai igualmente permitir a classificação dos países segundo a avaliação e as realizações dos investidores.
Ele permitirá ainda aos investidores levar a cabo análises e tomar decisões mais judiciosas, avaliar os riscos e identificar os concorrentes potenciais", sublinhou.
As informações para a plataforma em linha serão recolhidas através de estudos semestrais dos investidores locais e estrangeiros levados a cabo em mais de 20 países africanos pela ONUDI, o primeiro dos quais começará a 23 de Julho no Quénia e no Senegal.