Agência Panafricana de Notícias

ONU e UA denunciam lentidão na execução de acordos sobre paz na região dos Grandes Lagos

Túnis, Tunísia (PANA) - Peritos da Organização das Nações Unidas (ONU) e da União Africana (UA) denunciam a lentidão de forma geral na execução da declaração de Nairobi sobre o processo de paz na região dos Grandes Lagos, particularmente no leste da República Democrática do Congo (RDC).

Num comunicado, a equipa conjunta da ONU e da UA saudou no entanto os progressos feitos pelos atores nesta parte de África relativamente à publicação da amnistia e aos esforços envidados para o regresso dos antigos combatentes do movimento rebelde congolês de 23 mars (M23) ao país.

Os peritos insistiram além disso na necessidade de reforçar a cooperação para acelerar o processo de regresso dos antigos combatentes do M23 e das suas famílias, apelando aos líderes do movimento para adotarem uma atitude cooperativa efetiva.

A RDC e o movimento rebelde M23 assinaram, há um ano, duas declarações em Nairobi destinadas a tomar medidas imediatas e encontrar soluções permanentes para questões levantadas durante as negociações realizadas em Kampala (Uganda) e pôr termo aos confrontos entre as duas partes que já fizeram vários mortos, indica-se.

-0- PANA AD/IN/TBM/SOC/FK/DD 16dez2014