ONU e Governo líbio de União Nacional retomam programas de reforma de segurança
Tripoli, Líbia (PANA) - A Organização das Nações Unidas (ONU) e o Governo líbio de União Nacional acabam de decidir retomar programas e projetos de apoio à Reforma do Setor da Segurança (RSS) e à Desmobilização, Reintegração e Desarmamento (DDR), soube a PANA de fonte oficial em Tripoli.
A decisão foi tomada domingo último durante um encontro entre a representante especial interina do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) na Líbia, Stephanie Williams, e o ministro do Interior do Governo líbio de Unidade Nacional, Fathi Bachagha, segundo um comunicado emitido na noite de domingo pela Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL).
Os esforços de reforma do setor da segurança de desmobilização, reintegração e desarmamento na Líbia foram impactados peloa eclosão das hostilidades em abril de 2019, lembrou o comunicado.
Uma delegação da MANUL, composta por peritos da reforma da segurança, e uma do Ministério líbio do Interior, de que fizeram parte diretores de departamentos financeiros, do departamento geral de formação e do gabinete da Interpol (Polícia Internacional), deram ênfase à ligação entre a segurança e reformas económicas.
As delegações concordaram, numa reunião virtual ocorrida sábado último, 11 de julho de 2020, em retomar os programas e projetos de apoio, segundo a mesma fonte.
Por sua vez, Stephanie Williams afirmou a protidão da sua missão para fornecer todo o apoio necessário às autoridades líbias e salientou a importância de coordenar esforços aos niveis nacional e internacional, a fim de conseguir a RSS e a DDR na Líbia.
-0- PANA BY/JSG/DIM/DD 13julho2020