ONU e CEDEAO prometem ajudar Togo para presidenciais credíveis
Lomé, Togo (PANA) - Uma missão conjunta da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Comunidade dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) prometeu ajudar o Togo a garantir eleições presidenciais "credíveis e transparentes", soube a PANA segunda-feira de fontes oficiais, em Lomé.
A missão dirigida por Mohamed Ibn Chambas, representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a África Ocidental e o Sahel, fez esta promessa, depois de visitar o presidente da Assembleia Nacional (Parlamento) togolesa, Yawa Djigbodi Tsegan.
Numa entrevista à imprensa concedida, Chambas afirmou que "o ano 2020 será um ano de eleições na África Ocidental, a começar pelo Togo", sublinhando que as Nações Unidas e a CEDEAO irão trabalhar em conjunto com o Togo "para ver como garantir eleições credíveis e transparentes".
Esta missão conjunta ONU-CEDEAO, segundo fontes oficiais, reunir-se-á, para além das autoridades togolesas, com todas as instituições envolvidas na preparação e organização das eleições, os partidos políticos bem como associações da sociedade civil e outros intervenientes-chaves no processo eleitoral.
As eleições presidenciais no Togo devem realizar-se entre 19 de fevereiro e 5 de março de 2020, de acordo com as datas indicativas do Tribunal Constitucional.
Dez candidatos de partidos políticos já anunciaram as suas candidaturas, com excepção, neste momento, do chefe de Estado, Faure Essozimna Gnassingbé, que ainda não se declarou oficialmente.
-0- PANA FAA/BEH/DIM/IZ 12nov2019