Agência Panafricana de Notícias

ONU determinada a cumprir com seu mandato em Darfur apesar de ameaças locais

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou sexta-feira que a sua missão em Darfur (no oeste do Sudão) prossegue com as suas atividades apesar das ameaças do Partido do Congresso Nacional (NCP), no poder no Sudão, de anular o seu mandato.

A ONU aludia ao porta-voz oficial do NCP, Ibrahim Ghandour, que declarou sexta-feira última à imprensa, em Cartum (capital sudanesa) que o seu partido "rejeita totalmente a resolução do Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas sobre a prorrogação do mandato da MINUAD por mais um ano".

Ele disse que a resolução tentou conferir um mandato ilegal à força da Missão das Nações Unidas em Darfur (MINUAD) no Sudão.

No entanto, um comunicado divulgado por Farhan Haq, um porta-voz da ONU, sublinha que a MINUAD prosseguirá com as suas operações como estipulado na resolução do CS apesar das críticas feitas pelo Governo sudanês.

Haq reiterou igualmente a determinação da ONU a garantir a paz e a estabilidade nesta região ocidental do Sudão assolada pela guerra através do diálogo e da resolução pacífica do conflito.

A MINUAD, criada em 2007, é a mais importante operação de manutenção da paz no mundo, com cerca de 23 mil soldados e centenas de trabalhadores civis.

A região de Darfur está confrontada desde fevereiro de 2003 com uma guerra civil que já fez mais de 300 mil mortos e mais de dois milhões de deslocados, indica-se

-0- PANA AA/BOS/LSA/TBM/SOC/CJB/DD 13ago2011