Agência Panafricana de Notícias

ONU determinada a apoiar Gâmbia em reformas institucionais e de governação

Banjul, Gâmbia (PANA) - A Organização das Nações Unidas (ONU) reafirma o seu apoio ao Presidente gambiano, Adama Barrow, para que leve a cabo reformas em matéria institucional e de governação, soube a PANA de fonte oficial em Banjul.

O anúncio foi feito terça-feira pelo representante especial do Secretário-Geral da ONU e chefe do Escritório da mesma instituição para a África Ocidental, Mohamed Ibn Chambas, ao Presidente Barrow durante uma visita de cortesia.

Ele frisou que o sucesso da Gâmbia é uma vitória para as Nações Unidas.

"Podem continuar a contar com o apoio da Comissão de Consolidação da Paz, do próprio Secretário-Geral das Nações Unidas. Estamos convosco para apoiar vossos esforços para uma construção duma nova Gâmbia. A comissão está à vossa inteira disposição para se certificar de que todas as promessas, nomeadamente 20 milhões de dólares americanos, para o processo de paz) sejam cumpridas", disse Chambas.

o diplomata nigeriano ao serviço da ONU esteve na Gâmbia enquanto enviado especial por ocasião do lançamento, no mesmo dia, da Comissão Verdade, Reconciliação e Indemnização (TRRC) deste país da África Ocidental.

Para o Presidente Barrow, a presença das Nações Unidas no lançamento da TRRC dá uma boa imagem ao mundo da importância que as mesmas dão ao período de transição depois da partida do seu antecessor, Yahya Jammeh, em 2017, após 23 anos de poder ditatorial.

"Acreditamos que, sem paz, não podemos ser bem-sucedidos, sem estabilidade, não podemos avançar este país. O meu Governo mostrou a vontade política de construir uma base forte para a democracia e comprometemo-nos a reforçar o sistema judicial", disse.

Apesar dum passado difícil, o Presidente Barrow é otimista quanto à progressão do país, como outras nações que tiveram uma experiência similar, sublinhando que não será realizável sem o apoio dos parceiros nem dos amigos como a ONU.

-0- PANA MSS/MA/NFB/JSG/SOC/MAR/DD 18out2018