Agência Panafricana de Notícias

ONU desdobra observadores eleitorais no Burundi em janeiro de 2015

Bujumbura, Burundi (PANA) - Uma Missão Eleitoral das Nações Unidas para o Burundi (MENUB) será desdobrada a partir de 1 de janeiro de 2015 para acompanhar de perto as eleições gerais previstas para o mesmo ano.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira pelo secretário-geral adjunto da Organização das Nações Unidas (ONU) para Assuntos Políticos, Jeffrey Feltman, durante uma cerimónia de encerramento definitivo do Escritório das Nações Unidas no Burundi (BNUB).

As Nações Unidas tiraram a bandeira azul-branco em sinal de encerramento definitivo do BNUB, mas "continuaremos do lado dos Burundeses", tranquilizou o diplomata onusino.

A opinião pública burundesa não compreende a razão da retirada da ONU numa altura em que o seu país precisa duma presença em massa da comunidade internacional para acompanhar de perto um processo eleitoral já tenso por falta de confiança entre as partes burundesas no local.

Uma coligação de 18 partidos políticos da oposição enviou uma carta à Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) pedindo-lhe para anular as operações de inscrição de eleitores com base em "falsos bilhetes de identidade, suscetíveis de falsificiar o ficheiro eleitoral e dar falsos resultados eleitorais".

Porém, o porta-voz da CENI, Prospère Ntahorwamiye, disse reconhecer "algumas irregularidades" afirmando que as mesmas não podem invalidar a inscrição de eleitores.

As operações de inscrição terminam nesta sexta-feira, depois de prolongadas por mais cinco dias em relação ao calendário inicial, na sequência do fraco fluxo dos candidatos às inscrições.

Durante a primeira semana de inscrição, iniciada a 24 de novembro de 2014, a CENI anunciou mais de um milhão e 700 mil inscritos em previsões de quatro milhões e 200 mil para as eleições gerais em 2015.

No final da segunda semana, a CENI mencionou mais de dois milhões e 500 mil inscritos, dados que aumentaram para cerca de três milhões e 200 mil quarta-feira última, durante a avaliação dos cinco dias de prorrogação dos prazos de inscrição.

-0- PANA FB/JSG/FK/DD 12dez2014