Agência Panafricana de Notícias

ONU deplora retirada de tropas da província sudanesa de Abyei

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas deplorou a suspensão pelos Governos do Sudão e do Sudão Sul do desdobramento das suas tropas na província de Abyei e instou os dois países a fazê-lo “imediatamente e sem condições prévias”.

O Conselho de Segurança sublinha que houve condições prévias para a aplicação dos acordos assinados pelas partes, incluindo o relativo à retirada das forças», indica um comunicado do embaixador José Filipe Moraes Cabral de Portugal, que ocupa a presidência rotativa do CS para novembro.

O Conselho instou o Sudão e o Sudão Sul a aplicar os acordos de Abyei «no espírito e na letra ».

Congratulou-se igualmente com o desdobramento rápido da Força de Segurança Interina das Nações Unidas para Abyei (UNISFA) e a assistência fornecida pelo Governo etíope, que permitiu efetuar regularmente patrulhas desde 23 de agosto último.

O Conselho de 15 membros encorajou, no entanto, a UNISFA a reforçar as suas patrulhas e a sua mobilidade aérea.

« Os Governos do Sudão e do Sudão Sul devem conceder toda a sua cooperação à UNISFA », insistiu.

Ele instou igualmente o Estado sudanês a facilitar o desdobramento da missão, acelerar a emissão de vistos ao pessoal e conceder autorizações de voos a tempo.

O Conselho insistiu na necessidade de os dois países facilitarem o regresso em toda segurança dos deslocados internos às suas aldeias em Abyei e permitirem o acesso à ajuda humanitária na província.

Ele declarou-se disposto a projetar mandatos suplementares para a UNISFA no quadro do apoio ao Acordo de 30 julho último sobre a Missão de Apoio ao Controlo Transfronteiriço entre os dois Governos, reafirmando a importância para todas as partes de respeitar os compromissos assumidos no quadro dos protocolos.

O Conselho apelou igualmente às duas partes para finalizar o estabelecimento da província administrativa de Abyei e da Força da Polícia de Abyei e continuar a encontrar-se regularmente no quadro da Comissão de Supervisão Conjunta de Abyei.

Este comunicado segue-se ao relatório no Conselho de Segurança sobre a situação de Abyei de 6 a 11 de outubro último pelo secretário-adjunto das Nações Unidas para as Operações de Manutenção da Paz, Hervé Ladsous, que envolve recomendações sobre o alargamento do mandato da UNISFA.

-0- PANA AA/BOS/FJG/JSG/SOC/FK/IZ 06nov2011