Agência Panafricana de Notícias

ONU deplora condições de vida de migrantes em centros de retenção na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – O enviado especial das Nações Unidas na Líbia, Martin Kobler, deplorou as condições de vida num centro de retenção de migrantes ilegais que ele visitou quarta-feira, em Trípoli, adstrito ao Gabinete de Luta contra a Imigração Clandestina.

Kobler indicou que as condições de vida no local eram chocantes e atentavam contra a dignidade humana dos migrantes, pelo que apelou para que as suas condições de vida sejam melhoradas e os doentes e as mulheres grávidas tenham acesso a cuidados médicos.

Kobler apelou ainda ao Conselho Presidencial e à comunidade internacional para se aumentar o financiamento aos órgãos anti-imigração que trabalham arduamente.

Ele indicou que existe uma necessidade de financiamento, de melhorar as condições de sete mil migrantes em 20 centros e de aumentar o fornecimento das refeições e de garantir a criação de melhores serviços de saúde.

Igualmente chefe da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), Martin Kobler suscitou uma viva polémica no país ao denunciar as más condições de vida dos migrantes encarcerados.

-0- PANA BY/JSG/IBA/FK/IZ 13out2016