Agência Panafricana de Notícias

ONU denuncia tensão contínua no Sudão Sul devida a combates

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – A situação do Estado sudanês de Kordofan-Sul continua tensa após vários dias de combate entre o Exército sudanês e as forças do Sudão Sul que deverá ser independente em julho próximo, declarou sexta-feira a Missão das Nações Unidas no Sudão (MINUS).

Num comunicado divulgado em Nova Iorque, a MINUS indica que se ouvem tiros e se assiste a pilhagens em Kadugli, a capital do sul de Kordofan, donde numerosos habitantes fugiram por causa de combates.

«Não se sabe o número de civis deslocados pela violência, no entanto, cerca de três mil pessoas reuniram-se junto das instalações da MINUS, na cidade de Kadugli. A Missão previu zonas de segurança para albergar cerca de mil 500 pessoas e uma avaliação da situação humanitária está prevista para determinar as necessidades destas pessoas deslocadas», acrescentou o comunicado.

Paralelamente, o Programa Alimentar Mundial (PAM) disse ter fornecido uma ajuda alimentar a cerca de 86 mil 300 pessoas deslocadas devido ao recente confronto militar na região muito cobiçada de Abyei, fronteira entre o norte e o sul do Sudão.

-0- PANA AA/VAO/LSA/AAS/SOC/CJB/DD 11junho2011