ONU denuncia bombardeamento contra aeroporto de Tripoli
Trípoli, Líbia (PANA) – A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL, sigla em inglês) condenou com veemência o ataque contra o aeroporto de Maitigua (nos arredores leste de Trípoli), com dois mísseis de tipo "Grad", que fez pelo menos dois civis feridos e danificou a pista e várias instalações, incluindo propriedades privadas e públicas.
Num tweet publicado domingo à noite a UNSMIL reiterou que "os ataques contra alvos civis, em particular instalações públicas, constituem uma violação flagrante do direito internacional humanitário”.
Acrescentou que “os ataques repetitivos contra o aeroporto de Maitigua privaram dois milhões de habitantes da capital do seu único aeroporto em atividade.”
Uma pessoa morreu e cinco outras ficaram feridas sábado à noite, após a queda de obuses disparados casualmente contra o sul da capital, indicou uma fonte militar dependente do Governo líbio de União Nacional.
O aeroporto de Maitigua, único aeroporto que assegura a ligação à capital, Trípoli, é regularmente alvo de bombardeamentos desde o lançamento, a 4 de abril último, da ofensiva militar pelo marechal Khalifa Haftar, para tomar o controlo da capital, da província ocidental e derrubar o Governo de União Nacional.
Apesar de uma trégua observada desde 12 de janeiro corrente,a pedido da Rússia e da Turquia, violações são constantemente cometidas num contexto de acusações recíprocas dos dois campos.
-0- PANA BY/TBM/FK/DD 27jan2020