ONU defende posição unificada da UE sobre Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) - O enviado especial do Secretário-Geral da ONU e chefe da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), Ján Kubiš, salientou a importância de uma posição unificada da União Europeia (UE) na promoção da paz e estabilidade neste país do norte de África.
Kubiš falava após uma visita dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Haiko Maas; de França, Jean-Yves Le Drian, e de Itália, Luigi Di Maio.
"Uma tal visita é um sinal forte de uma posição europeia unificada para ajudar a Líbia a avançar em direção à paz, à estabilidade, à democracia, à unidade e à soberania”, disse Kubiš, citado num comunicado da MANUL emitido sexta-feira à noite.
O enviado especial destacou a importância do apoio da comunidade internacional ao povo líbio, bem como aos novos dirigentes, para que possam desempenhar as suas missões, incluindo os preparativos da realização de eleições nacionais, a 24 de Dezembro.
A mesma fonte precisou que o chefe da Missão da ONU acompanhou os ministros dos Negócios Estrangeiros dos três países na sua visita "histórica", em Tripoli, quinta-feira, e juntou-se às reuniões com o primeiro-ministro Abdelhamid al-Dbaiba e a ministra dos Negócios Estrangeiros, Najla al-Mangouch, bem como ao briefing apresentado pelos líderes da Alta Comissão Eleitoral Nacional sobre sua preparação para as eleições.
-0- PANA BY/JSG/SOC /DIM/IZ 28março2021