ONU defende eleições gerais em melhores condições na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - O Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, defendeu sexta-feira a organização de eleições presidenciais e legislativas na Líbia em condições favoráveis, a fim de se encerrar pacificamente a transição política e se transferir o poder para instituições eleitas democraticamente.
Segundo o seu porta-voz, Farhan Haq, o SG da ONU tomou nota do pedido da Alta Comissão Eleitoral Nacional à Câmara dos Representantes (Parlamento) para definir uma nova data para a primeira volta das presidenciais.
A Alta Comissão Eleitoral da Líbia propôs ao Parlamento o adiamento da data de 24 de janeiro de 2022, inicialmente fixada, para a primeira volta das presidenciais, justificando esta proposta por desacordos persistentes entre os partidos líbios e considerações jurídicas relacionadas com o recurso contra candidatos ao escrutínio presidencial, de que resultaram atrasos na implementação do calendário eleitoral.
Guterres saudou o registo de 2.800.000 Líbios nos cadernos eleitorais, elogiando ao mesmo tempo o empenho da Alta Comissão Eleitoral Nacional no processo eleitoral em curso.
Assegurou que a sua conselheira especial, Stephanie Williams, e a Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL, sigla inglês) continuarão a apoiar um processo liderado e controlado pela Líbia para ultrapassar os desafios existentes e garantir o mais rápido possível, a realização de eleições presidenciais e legislativas.
Quinta-feira última, Stephanie Williams sublinhou a necessidade de organizar "eleições presidenciais e parlamentares em condições adequadas, em pé de igualdade para todos os candidatos, a fim de se encerrar uma transição política de forma pacífica e se transferir o poder às instituições eleitas democraticamente e ajudar a resolver a crise política na Líbia e alcançar uma estabilidade duradoura ".
-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 25dez2021