ONU defende desenvolvimento "verde e limpo" para África
Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – Numa altura em que os países africanos se preparam para aplicar um acordo histórico de comércio livre, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, exortou os dirigentes africanos a prosseguir um crescimento económico que aproveite ao mesmo tempo às populações e ao planeta, rumo a um desenvolvimento verde e limpo.
António Guterres lançou este apelo na sua mensagem por ocasião do Dia da Industrialização de África, celebrado cada ano a 20 de novembro.
O responsável máximo da ONU declarou que o desenvolvimento industrial é de uma "importância crucial” para um crescimento económico sustentável e inclusivo nos países africanos.
Lançada no ano passado, a Zona de Comércio Livre Continental Africano deverá abrir um mercado de pelo menos três biliões de dólares americanos e uma base de utilizadores de mais de um bilião de pessoas.
Ao mesmo tempo, o setor manufatureiro deverá duplicar, até 2025, criando vários milhões de empregos.
"Apelo aos países africanos para adotar uma abordagem holística da política industrial, prosseguindo, por intermédio de parcerias multipartidárias mais sólidas, estratégias de industrialização verde e limpa que favoreçam oportunidades económicas equitativas e considerem a urgência da crise climática”, declarou Guterres.
O Secretário-Geral sublinhou o compromisso internacional a favor do desenvolvimento sustentável de África, visto que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o período de 2016-2025 como terceira Década do Desenvolvimento Industrial de África.
Por conseguinte, a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) vai intensificar a sua assistência técnica aos países do continente.
O organismo também vai trabalhar, em parceria com outras agências onusinas, em iniciativas nos domínios da transferência de tecnologias, do desenvolvimento da cadeia de valores agroalimentares, das energias renováveis e do desenvolvimento de zonas económicas especiais e parques industriais.
-0- PANA MA/VAO/ASA/TBM/SOC/FK/IZ 21nov2019